8 conselhos para manter em bom estado o seu microondas

ASSISTENCIA TECNICA PRATICA 31 3201 0997

Se você é dos que utiliza muito o microondas para esquentar sua comida ou o seu café antes de sair para trabalhar, saiba que é dos eletrodomésticos da cozinha que mais eletricidade gasta. Na verdade este eletrodoméstico facilita muito a nossa vida, e por isso é tão importante mantê-lo em boas condições.

Dizem que a vida útil de um forno de microondas varia entre 5 e 10 anos, uma boa manutenção e uso farão com que ele dure mais e sempre funcione a cem por cento. É imprescindível, como em qualquer eletrodoméstico, ler o manual de instruções, sim, aquele livrinho cheio de letras minúsculas que sempre vem junto, e que nos dará as dicas para aproveitá-lo ao máximo e evitar erros durante seu uso.

Daremos 8 dicas básicas para mantê-lo impecável e durar muito mais tempo:

  1. Aprenda a programar o microondas

Você precisará ter seu manual de instruções em mãos, até se acostumar com os tempos e potência recomendados para cozinhar cada alimento. Desta forma, você poderá poupar mais energia e obter todo um maior desempenho possível do seu aparelho. E falando de economizar energia, opte sempre por eletrodomésticos da categoria A das classes energéticas.

  1. Nunca faça isto…

Não é uma lenda urbana: nunca ligue o micro-ondas vazio, acontece que o magnetrão (que produz as ondas) pode ficar danificado. E o colocar utensílios de metal ou qualquer coisa com bordas douradas… não o faça! Isso causaria uma descarga ao entrar em contato com as ondas do forno.

  1. Não utilize o micronas como uma estante

Sim, todos nós já fizemos isso, de colocar as coisas em cima do microondas como prateleira, mas saiba que não é recomendado. Por um lado, qualquer substância pode derramar para dentro e então… adeus microondas! Além disso, obstruímos as aberturas que permitem a circulação do ar, causando superaquecimento.

  1. Revise o microondas de forma periódica

De vez em quando, verifique se tudo está em perfeitas condições, desde o prato giratório à porta. Se se movem, podem causar vazamento de radiação eletromagnética. Nesse caso, pare de usá-lo e repare o mais rápido possível.

  1. Limpeza adequada

Não use produtos abrasivos ou esfregões, com um pano úmido e uma mistura de água morna e sabão, será mais que suficiente. Se derramar algo lá dentro, retire o prato e lave com mais cuidado, seque e coloque de volta, certificando-se de que fica bem encaixada.

  1. Atenção aos restos de comida

Limpe sempre muito bem qualquer resíduo que possa ter permanecido dentro do forno de microondas. Além de causar mau cheiro, esses resíduos absorvem energia e podem afetar o correto funcionamento deste aparelho.

  1. Antes de limpar o microondas

Como já dissemos, é muito importante manter todos os aparelhos limpos, especialmente o forno microondas. Recomendamos que antes de limpá-lo, certifique-se de que ele esteja desconectado da energia, para evitar qualquer possível descarga.

  1. Coloque o microondas em um lugar adequado

Por fim, pense bem onde colocará seu forno de microondas. Deve ser uma superfície forte e estável, que não fique perto de uma fonte de calor e que permita um fácil acesso, que a porta se abra totalmente e com boa ventilação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?