Cozinha do futuro: forno inteligente

Conserto de Fogão em BH é aqui na Oficina dos Fogões! São mais de 40 anos de experiência no Conserto de Fogão. Qualidade, agilidade e garantia. LIGUE!

Há muito tempo que ouvimos falar do conceito de Internet das Coisas, e como cada vez mais se tentam facilitar as tarefas do dia-a-dia, como por exemplo a tarefa de cozinhar, foram criados os primeiros picadores, máquinas de lavar louça, etc., até chegar a aparelhos tão incríveis como fornos inteligentes.

O que é o forno inteligente?

O conceito de “inteligente” é muito amplo e não especifica uma ou um grupo de funções específicas. No entanto, os fornos inteligentes continuam a cumprir a função principal de cozinhar os seus alimentos, embora com muitas vantagens que iremos abordar.

Imagine um forno conectado à sua rede Wi-Fi que permite manipulá-lo de qualquer lugar, que aceita comandos de voz ou possui um modo automático que identifica o tipo de alimento. É a isso que se refere o termo forno inteligente.

Vantagens dos fornos inteligentes

Vejamos agora algumas das vantagens que esses novos artefatos lhe podem oferecer e que são cada vez mais comuns.

  • Conectividade

Uma das vantagens mais notáveis ​​dos fornos inteligentes é a facilidade de conexão com eles. Ao poder atribuir um endereço IP ao seu Wifi, você tem a possibilidade de enviar pedidos a partir de qualquer lugar da casa e até mesmo se estiver fora. Apenas deve ter um aplicativo no seu celular, dados móveis ou internet em casa.

  • Economia de tempo

Como você pode imaginar, ser capaz de dizer ao seu forno para começar a cozinhar enquanto você está limpando um quarto ou quando vai buscar as crianças na escola é uma grande vantagem. Você economiza muito tempo de espera e pode até programá-lo para começar em um determinado horário. O ideal é que você programe para o horário em que sua eletricidade é mais barata.

  • Notificações no seu celular

Nem precisa de ir à cozinha para ver como estão os seus pratos, assim que o seu forno inteligente terminar de assar, dourar, descongelar ou o que tiver indicado, ele vai avisá-lo através de uma notificação no seu celular. Esta é uma das funções mais comuns neste tipo de forno.

  • Controle por voz

A quem já não lhe aconteceu que estar cozinhando e ter as mãos cheias de cebola, alho, frango ou algum outro alimento e ter de manipular os controles do forno e para não sujá-lo teve de parar o que está fazendo, lavar as mãos ou simplesmente sujar o forno e depois ter de o limpar? Com a capacidade de controlá-lo por comandos de voz, você vai evitar estas situações mais aborrecidas.

  • Facilidade de limpeza

Alguns fornos inteligentes até têm a capacidade de se limpar, o que é realmente incrível. Muitos de nós gostam de cozinhar, mas limpar toda a bagunça quase ninguém gosta!

  • Pode ver o que está cozinhando

Se você não quer deixar a decisão para o forno, se sua comida já está pronta, também não precisa se preocupar, muitos desses fornos possuem uma câmera integrada que permite ver em tempo real como a comida está sendo preparada sem ter que estar próximo dele.

  • Identificar alimentos

Por fim, e talvez a vantagem que o nome “inteligente” lhe confere, é a capacidade de identificar o tipo de prato que introduziu e se se trata de comida congelada ou não. Pelo que se você não é o cozinheiro mais experiente que existe, vai adorar esse recurso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

💬 Precisa de ajuda?